Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável.
O aparelho fixo metálico é aquele que todo mundo conhece, por ser o tipo mais tradicional. É caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes, além de borrachinhas coloridas, mais queridas pelos jovens, que gostam de montar combinações de cores com elas, e odiadas pelos adultos, que geralmente buscam um visual mais discreto.
É indicado para quase todos os tipos de desalinhamento dentário e tem baixo custo comparado aos outros modelos, mas, por causa de sua estrutura, pede bastante cuidado na higienização e pode gerar feridas na boca e nas mucosas do paciente.
O aparelho fixo estético pode ser feito de policarbonato, porcelana ou safira, e é caracterizado por bráquetes transparentes, bem mais discretos que aqueles do aparelho fixo metálico.
“O ortodontista vai avaliar e indicar o aparelho mais apropriado para o seu caso.”
O aparelho Invisalign trata-se de um aparelho transparente, quase invisível, de alta tecnologia, que auxilia no tratamento de diversos casos odontológicos, porém mantendo o seu sorriso bonito sem metais ou “quadradinhos”.
Um outro fator que faz o aparelho Invisalign ser um dos mais procurados da atualidade é não possuir bráquetes e fios de metal.