Unidade
Cachoeiro de Itapemirim-ES

Implantodontia

Unidade Itaipava em Itapemirim-ES

Implantodontia

Implante

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função de mastigação e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através da implantação cirúrgica de “pinos”, ou seja, implantes de titânio sobre os quais, posteriormente, serão instalados uma peça protética em substituição aos dentes perdidos.

Ao redor do implante de titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. Sendo assim, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais, trazendo segurança durante a alimentação e fala, pois as próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, além de proporcionarem uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

O que é um implante?

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória.

Os implantes dentários reabilitam naturalmente funções mastigatória e estética.
Um grande benefício do uso de prótese sobre implantes é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou fala.
Esta segurança proporciona um resultado mais natural e confortável do que pontes ou dentaduras convencionais, proporcionando assim um novo bem-estar em sua vida.

Resultados

Quais as vantagens?

A principal vantagem é a estabilidade. A overdenture é mais segura, mais retentiva que as dentaduras comuns e também ajuda a preservar o osso remanescente. Além disso, a mastigação é mais fácil que nos modelos convencionais e a fonética do paciente não é tão alterada.

Não há dor no procedimento de implante dentário, mas alguns fatores precisam ser levados em consideração:

  • Tomar os remédios prescritos corretamente;
  • Seguir os cuidados pré e pós operatórios;
  • Escolher um profissional especialista, experiente e, de preferência, com as tão valorizadas “mãos leves”. Este é um fator muito importante.

O tempo cirúrgico para colocação de um implante, quando realizado por um profissional experiente e utilizando-se de sistemas mais sofisticados, é extremamente rápido. 

Já o processo final de cicatrização leva em média de 3 a 4 meses, período em que ocorre a chamada “osseointegração” e, então, os implantes ficam prontos para receberem as coroas ou a parte dentária destinada a mastigação e sorriso.

É importante lembrar que durante todo o tratamento o paciente utiliza uma prótese provisória, portanto, não fica sem dentes.

Sim. A prótese fixa ou a prótese protocolo podem ser realizadas tanto na parte de cima quanto na parte de baixo.

Sim. Não importa há quanto tempo você utiliza dentadura ou prótese removível (as famosas pontes).

Muitas vezes pacientes com 80 anos de idade, que já usam dentaduras há mais de 60 anos, conseguem fazer seus implantes.

Em alguns casos, quando já houver atrofia óssea, impossibilitando a colocação dos implantes, é necessário fazer algum tipo de enxerto para a preparação inicial.

Para colocar um implante dentário vai depender da formação óssea do paciente. “Desde que tenha acabado o período de crescimento facial, não há idade limite para se colocar implantes dentários em paciente com saúde controlada”. Os implantes ajudam a reabilitar estética e funcionalmente os dentes perdidos, mas também garantem algo que ultrapassa a saúde bucal. “Além de melhorar a mastigação, o sorriso é parte fundamental da nossa interação social e autoestima”.

Unidade Cachoeiro de Itapemirim -ES

Implantodontia, Lentes de Contato dental, Tratamento de DTM, Ortodontia